sexta-feira, 28 de março de 2008

O Prajnaparamita (2)




S.S. o Dalai Lama



Quando o Buddha diz Tadyatha Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Svaha ("avance, avance, avance além, avance diretamente além, tenha como objetivo a iluminação"), ele indica para quem está treinando para avançar pelos cinco caminhos:

Gate: o caminho da acumulação;
Gate: o caminho da preparação;
Paragate: o caminho da visão;
Parasamgate: o caminho da meditação;
Bodhi: o caminho do não-mais aprender.
Vamos identificar a natureza do avanço espiritual sobre os cinco caminhos.

1. O caminho da acumulação
Qual é o caminho inicial, o caminho da acumulação? É aquele período em que você pratica principalmente a motivação direcionada para os outros e assim acumula grande quantidade de méritos. Também, ainda que você pratique uma união da motivação e da sabedoria, sua compreensão da vacuidade não atingiu o nível de apoio mútuo da meditação estabilizadora e da meditação analítica, chamado de "o estado surgido da meditação". Nesse caminho, você obtém uma poderosa meditação concentrada e trabalha neste estado compreendendo a vacuidade.

2. O caminho da preparação
No ponto em que você atinge um estado de sabedoria advindo da meditação que compreende a vacuidade, você passa para o caminho da preparação. Ao ficar mais e mais familiar com este estado, junto com o cultivo da motivação compassiva, você aos poucos percebe a aparência da vacuidade mais claramente sobre os quatro níveis do caminho da preparação (calor, apogeu, paciência e qualidades mundanas elevadas).

3. O caminho da visão
Finalmente, a vacuidade é compreendida diretamente, sem nem mesmo a contaminação mais sutil da aparência dualística, que desapareceu. Este é o começo do caminho da visão — o caminho da compreensão inicial direta da verdade em relação à natureza profunda dos fenômenos. Neste ponto no Mahayana, começam os dez níveis do bodhisattva (chamados de estágios porque neles são geradas as qualidades espirituais especiais). Durante o caminho da visão e o caminho da meditação, dois tipos de obstruções — adquiridas intelectualmente ou inatas — são respectivamente superadas.

Obstruções intelectualmente adquiridas
Os estados mentais intelectualmente adquiridos vêm da incorporação de falsos sistemas. Por exemplo, há seguidores de algumas escolas buddhistas que acreditam que os fenômenos existam convencionalmente por suas próprias características, baseadas no "raciocínio" não fundamentado de que, se os fenômenos não fossem estabelecidos desta maneira, eles não poderiam funcionar. Esse tipo de concepção errônea, poluída por um sistema inválido de princípios, é chamado artificial ou intelectualmente adquirido. Mesmo se você não tiver adquirido nova predisposição pelo pensamento conceitual errôneo nesta vida, todas as pessoas têm em sue continuum mental predisposições estabelecias em vidas passadas.

Obstruções inatas
Por contraste, os estados mentais inatos e errôneos existem em todos os seres sencientes — dos insetos ao homem — desde um tempo sem início e operam por sua própria maneira sem depender de falsas escrituras ou falsos raciocínios.

4. O caminho da meditação
As obstruções intelectualmente adquiridas ou artificiais são removidas pelo caminho da visão, enquanto as obstruções inatas são mais difíceis de se sobrepor (porque você tem sido condicionado a esses estados errôneos desde o tempo sem início). Elas devem ser removidas pela meditação contínua sobre o significado da vacuidade. Como essas meditações precisam ser efetuadas por um longo período de tempo, esta fase do caminho é chamada de o caminho da meditação. Assim, você meditou anteriormente sobre a vacuidade, mas o caminho da meditação refere-se a um caminho de familiarização estendida.

Nesse nível, você passa através dos nove estágios remanescentes de um bodhisattva. Dos dez, os primeiros sete são chamados de impuros, os últimos três de puros. Isso porque nos primeiros sete você ainda está em processo de remoção das obstruções aflitivas e assim eles ainda não estão purificados. Pela primeira parte do oitavo suporte, você remove as emoções aflitivas. A força do oitava, nono e décimo estágios o capacita a sobrepor as obstruções à onisciência.

5. O caminho do não-mais aprender

Agora, pelo uso da meditação concentrada como um diamante, obtida ao final dos dez estágios do bodhisattva — o auge de ainda ter obstruções a serem superadas —, você pode eliminar efetivamente os obstáculos sutis à onisciência. No próximo momento, sua mente transforma-se em uma consciência onisciente e ao mesmo tempo a natureza profunda da mente transforma-se no corpo natural de um buddha. Este é quinto e último caminho, o caminho do não-mais-aprender. De um vento, ou energia, muito sutil — que é uma entidade com esta mente —, várias formas físicas puras e impuras surgem espontaneamente para ajudar os seres sencientes. Elas são chamadas de corpos da forma de um buddha. Este é o estado de buddha, um estado de ser a fonte a de ajuda e alegria para todos os seres sencientes.

(Adaptado de Sua Santidade o Dalai Lama, Como praticar: O caminho para uma vida repleta de sentido.
Organizado por Jeffrey Hopkins, traduzido por Eduardo Refkalefsky. Rio de Janeiro: Rocco: 2003. Pág. 208-212).





Nenhum comentário: