quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Ramana Maharshi

Bhagavan Sri Râmana Mahârshi


"Como um exemplo de percepção direta todos vão fazer a avaliação da nellikai (fruta similar a groselha) colocada na palma da mão. O Ser é ainda mais diretamente perceptível do que a fruta na palma da mão. Para perceber a fruta, precisa existir a fruta, a palma da mão onde colocá-la, e os olhos para vê-la. A mente, também, deve estar em condições apropriadas [para processar a informação]. Sem nenhuma dessas quatro coisas, mesmo aqueles com muito pouco conhecimento, podem dizer, fora da experiência direta, "eu sou". Por que o Ser existe, assim como o sentimento de "eu sou", atma vidya, é facilmente interiorizado. O caminho mais fácil é ver aquele que está indo alcançar o atma (Ser).”



Questionador: “ Porque o Ser não pode ser percebido diretamente?"



Bhagavan: “Somente o Ser pode ser percebido diretamente [pratyaksha]. Nada mais é pratyaksha. Embora sejamos pratyaksha, o pensamento 'Eu sou esse corpo' está ocultando-o. Se abandonamos esse pensamento, o Atma (Ser), que está sempre presente com a experiência de todos, irá brilhar." Um verso do Kaivalya Navanitam explica a gênesis desse pensamento. "Por que sua natureza não é determinável, maia é inexprimível. Estão em suas garras os que pensam: 'Isto é meu, eu sou o corpo, o mundo é real.' Oh, filho, ninguém pode determinar como essa ilusão acontece. E ela surge porque falta na pessoa o discernimento para inquirir. "
Se vemos o Ser, o objeto que está sendo visto, não irá aparecer como separado de nós. Tendo visto todas as letras no papel, falhamos em ver esse papel como a base. Da mesma maneira, o sofrimento somente surge porque vemos o que está superposto à base, sem olharmos para a própria base. O que está superposto não deveria ser visto, sem que o substrato fosse visto, também. Como ficamos quando estamos dormindo? Quando estamos dormindo, os vários pensamentos como: "este corpo", "este mundo" não estão aí. Deve ser difícil se identificar com esses estados [acordado e sonhando]que aparecem e desaparecem, [mas todos fazem isso]. Todos têm a experiência ,"eu sou sempre ". Ao invés de dizer, "eu dormi bem", "eu acordei", "eu sonhei", "quando inconsciente não sabia nada", é necessário que a pessoa exista, e que saiba que existe, em todos esses três estados. Se a pessoa procura o Ser dizendo: "Não me vejo" , como poderá encontrá-lo? Para sabermos que tudo o que vemos é o Ser, é suficiente que o pensamento eu-sou-o-corpo deixe de existir.






Nenhum comentário: